domingo, 6 de janeiro de 2019

"FAÇA LÁ UM POEMA 2019"

O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Centro Cultural de Belém (CCB), com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia abriram o concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá entre dezembro e março de 2019, destinado aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Para envio dos poemas ao PNL, devem ser adotados os seguintes procedimentos:
  • Cada aluno deve redigir o seu poema individualmente e sob pseudónimo.
  • O Concurso não é subordinado a um tema específico, mas, este ano, o poeta celebrado no Dia Mundial da Poesia no CCB é Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo que pode ser tomada como referência esta poeta e a sua temática vasta.
  • Os alunos que queiram participar devem entregar os seus poemas na biblioteca escolar.
  • O registo dos poemas no PNL é feito pelas professoras bibliotecárias.
  • Um júri, designado pelo CCB e pelo PNL2027, selecionará os três melhores textos dos concorrentes do 3.º ciclo do ensino básico e os três melhores textos dos concorrentes do ensino secundário, a quem serão atribuídos prémios a divulgar nos portais do PNL2027 e do CCB.

A apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA, a 23 de março de 2019. Neste dia,os autores dos textos premiados podem ler os seus poemas na Maratona de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça.

Livros recomendados pelo PNL para inspiração: seguir o link

Sem comentários:

Enviar um comentário