quinta-feira, 3 de maio de 2018

DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Hoje, assinala-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. A Diretora Geral da UNESCO por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, deixou a seguinte mensagem:
"Ao celebrarmos o livro, celebramos atividades – escrita, leitura, tradução, publicação – através das quais o ser humano se eleva e se realiza; e celebramos, fundamentalmente, as liberdades que as tornam possíveis. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, nomeadamente a liberdade de expressão e de edição.
Estas liberdades são frágeis. Enfrentam imensos desafios, do questionamento dos direitos de autor à diversidade cultural, passando pelas ameaças físicas às quais estão hoje expostos autores, jornalistas e editores, em muitos países. Estas liberdades continuam a ser negadas, num momento em que são atacadas escolas e destruídos livros e manuscritos."

A iniciativa 7 Dias com os Media vai decorrer entre os dias 3 e 9 de maio de 2018, e é lançado o desafio a pessoas e instituições “a prestar atenção ao lugar que os media e as redes sociais ocupam no nosso quotidiano”.
A importância e o impacto dos media na sociedade é crescente mas deixa, também, um conjunto de preocupações:

  • “Como nos podemos tornar mais capazes de um uso inteligente e criativo das máquinas e dos conteúdos e ser mais exigentes naquilo que partilhamos e de que gostamos? 
  • Como podemos enriquecer-nos culturalmente com as redes sociais e outras plataformas digitais? 
  • A que ferramentas e métodos recorrer, para ser capaz de distinguir entre o que tem valor e o que é mentira ou mesmo charlatanice? 
  • De que modo gerir o tempo, para não ficarmos demasiado dependentes dos ecrãs e, antes, os utilizemos para enriquecer os encontros diretos e explorar o mundo em que vivemos?”



Sem comentários:

Enviar um comentário